Traduccao em Portugues

A FACA (Federação Autônoma da Capoeira Africana) é um termo abrangente que representa vários grupos de capoeira ao redor do mundo que saúdam a África (e não o Brasil) como o local de nascimento da Capoeira. De fato, embora a Capoeira tenha existido no Brasil por quase 500 anos, ela foi originalmente trazida para lá como uma arte marcial desenvolvida por africanos escravizados e, portanto, não foi uma criação de escravos nascidos no Brasil como muitos gostariam que acreditássemos. Embora seja verdade que a Capoeira sofreu muitas mudanças desde a sua chegada em solo brasileiro, seus princípios e filosofia subjacentes ainda são distintamente africanos. Por causa da eminência da Capoeira e sua globalização, no entanto, a arte original (Capoeira de Angola) está lentamente se tornando marginalizada de tal forma que num futuro não muito distante a palavra  “Capoeira” pode muito bem perder sua africanicidade.
Por causa do acima exposto, a Fundação BLAC assu miu a importante tarefa de servir como um mentor para aqueles grupos interessados em preservar a Capoeira de Angola como foi praticada por gerações e habilmente ensinado por mestres de Capoeira no Brasil como Alipio, Besouro, Pastinha, Caicara, Gato, Roque, etc.
O primeiro passo neste processo foi a inauguração de uma mucamba (um grupo entre 25 e 50 membros) em São João dos Angolares, onde a Fundação BLAC forneceu um livro de trabalho e pagou o salário de um instrutor (do Grupo Viagem ao Mundo de São Tomé) por três meses de supervisão. O segundo passo foi a manutenção de outro desses grupos (Raca Negra) em Moçambique  e o terceiro passo foi a afiliação de um novo grupo de capoeira de Los Palos, Timor Leste. Um passo se seguirá até que haja representações em todas as nove nações de língua portuguesa do mundo e possivelmente em outros locais também.
Se, por acaso, o número de membros de um determinado grupo ultrapassar 50, será dado o status oficial de um quilombo, caso contrário, será considerado um mucamba.
Para os interessados em obter uma cópia do nosso talher oficial, os Elementos Básicos de Capoeira de Angola ou na marcação de um workshop, por favor contacte edpowe1@hotmail.com.
Por favor, note também que em breve estaremos realizando workshops para certificação como instrutores da FACA.
error: Content is protected !!